Dicas para a reciclagem no seu dia-a-dia.

Dicas para a reciclagem no seu dia-a-dia.

22 de agosto de 2019 0 Por ivegetal

A maioria de nós quer ajudar o meio ambiente hoje, reciclando o máximo que pudermos, por isso hoje em dia, é mais fácil do que nunca reciclar; As empresas de pesquisa relataram que desde  2013 os brasileiros geraram 254 milhões de toneladas de lixo e reciclaram / comportaram 87 milhões de toneladas, para uma taxa de reciclagem de 34,3%.

Em média, os brasileiros reciclaram e comportaram 1,5 quilos de resíduos de um total de 4,4 quilos por pessoa naquele ano.

Com algum esforço adicional, os brasileiros podem começar a reciclar ainda mais. Este artigo tem algumas idéias e dicas para aumentar a reciclagem em sua casa, e local de trabalho, dois dos lugares onde passamos o nosso dia-a-dia.

Reciclando em Casa

Reciclar mais em casa não requer muito esforço se você gastar algum tempo para criar um sistema de reciclagem abrangente.

Este sistema começa com locais para armazenar seus materiais reciclados na casa, seja uma caixa, um recipiente ou uma bolsa. Mantenha o recipiente de reciclagem ao lado da lata de lixo assim, você vai lembrar a todos para reciclar o máximo possível.

Aqui estão algumas dicas simples para reciclar de forma mais eficaz em casa:

  • Achatar caixas de papelão de modo que você possa colocar mais materiais recicláveis ​​em sua lixeira.
  • Todas as garrafas plásticas podem ser recicladas, desde garrafas de água até molhos para salada, então coloque todas em seu recipiente de reciclagem.
  • Não são apenas os jornais que você pode reciclar em casa. Além disso, recicle papel de embrulho, envelopes, cartões de aniversário e listas telefônicas. Todos os tipos de papelão também podem ser reciclados, até mesmo os toalhetes e toalhas de papel.
  • A maioria dos itens metálicos da casa pode ser reciclada, como latas de spray vazias e papel alumínio, e, é claro, todas as latinhas de refrigerantes vazias, frutas, vegetais e outras latas de alimentos.
  • Mantenha um espaço em seu armário para que você possa reciclar enquanto estiver cozinhando ou limpando. Isso tornará mais fácil para você colocar os materiais recicláveis ​​em seu devido lugar.
  • Sempre deixe o seu espaço de reciclagem limpo e organizado.

O vidro pode ser reciclado infinitamente; não se desgasta depois de várias reciclagens, por isso recicle sempre as suas garrafas de vidro e recipientes, quando ficarem vazias em sua casa.

Para ajudar no seu centro de reciclagem a não desencadear odores desagradáveis, lembre-se de lavar o lixo alimentar dos recipientes plásticos ou de comida de vidro antes de colocá-lo na lixeira.

Reciclagem no local de trabalho.

O último lugar importante em que você pode fazer a diferença na reciclagem é no trabalho.

Abaixo estão algumas maneiras que você pode facilmente aumentar sua reciclagem e reutilização no seu ambiente de trabalho, pois muitas vezes passamos grande parte do dia no nosso ambiente de trabalho.

  • Embalagem do almoço: Ao trazer seu próprio almoço e lanches para o escritório em um recipiente reutilizável (em uma sacola reutilizável em vez de uma de plástico), você reduzirá o desperdício da embalagem.
  • Traga seu próprio café para o trabalho ao invés de comprar café no trabalho em copos descartáveis. Salve o ambiente e sua carteira.
  • Faça o material de escritório durar mais tempo. Você pode tentar usar canetas, marcadores  com mais moderação, e também mantê-los na frente e no centro para que eles não sejam esquecidos nas gavetas da sua escrivaninha ou vão parar no lixo. E mantenha seus marcadores, canetas e bastões de cola em um espaço limpo e seco, pois o calor e exposição ao sol pode fazê-los secar.
  • Tente reciclar seu material de escritório. Isso significa pensar em reciclagem antes de usar qualquer coisa. Por exemplo, você pode usar um jornal antigo para embrulhar as coisas para o correio, em vez do plástico bolha. Use um dispensador de fita reutilizável em sua mesa e use clipes de papel em vez de grampos.
  • Faça o seu trajeto até o trabalho de maneira sustentável. O deslocamento médio de trabalho produz 7.000 emissões de carbono por ano. Você pode reduzir isso de bicicleta, andar de bicicleta ou a pé. Se você dirigir apenas 10% a menos por ano, isso pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa por ⅓ para muitas pessoas.
  • Reduza seu consumo de papel. Cada trabalhador de escritório no Brasil usa 10.000 folhas de papel de cópia anualmente. São 4 milhões de toneladas de papel por ano! Imprima documentos apenas quando for absolutamente necessário. Use o email para a maioria dos memorandos e comunicações do escritório. Use ambos os lados do papel de cópia quando puder.

Tomando a iniciativa de introduzir essas dicas no trabalho e em casa, seu dia a dia, além de ser muito mais saudável e diferente, você vai estar ajudando nosso planeta. Comece já.