É possível morar em uma casa feita com material reciclável?

É possível morar em uma casa feita com material reciclável?

12 de agosto de 2019 0 Por ivegetal

Entenda que tipos de recursos sustentáveis podem fazer parte de seu novo lar.

Hoje em dia estão surgindo cada vez mais novos conceitos de sustentabilidade e cuidado com o planeta, com o protagonismo de profissionais cada vez mais engajados para evitar o desperdício de itens descartados em vários setores econômicos, especialmente na área de construção civil.

Contudo, se pensarmos numa proporção geográfica mundial, o descarte descompromissado de resíduos ainda está muito distante de acabar.

Mesmo existindo perspectivas de melhoria, ainda somos uma humanidade consumista, que joga fora uma quantidade expressiva de alimentos, utensílios eletrônicos, materiais de madeira, de plástico e de artesanato em geral, que poderiam muito bem ser reutilizados.

Assim, provavelmente o grande desafio global para os próximos anos será um novo olhar para o consumo consciente de insumos, de modo a organizar e impulsionar ainda mais os formatos de reciclagem até agora existentes.

Isto, porque, de uma forma geral, praticamente tudo o que vai para o lixo pode ser reaproveitado de alguma forma – e gerar novas possibilidades econômicas e sociais para a humanidade, especialmente as realidades mais carentes de quem busca por emprego, alimento e moradia.

Soluções para casas recicláveis: uma possibilidade real

casa feita com material reciclável

Sim, hoje já é possível se morar em uma casa feita totalmente com material reciclado. Existem ao redor do mundo inúmeros exemplos de casas feitas com materiais que não levaram em seu interior tijolos e cimento.  

Essa perspectiva é animadora, uma vez que os setores de habitação e de arquitetura, em geral, são postos-chave para a proteção do meio ambiente.

Assim, a construção com foco em projetos sustentáveis apresenta-se, cada vez mais, como uma alternativa de combate às graves transformações climáticas que nosso planeta tem enfrentado. E os resultados são verdadeiramente incríveis!

Hoje, que busca por casas à venda em Florianópolis pode encontrar excelentes recursos para uso de material reciclado de todos os tipos, não apenas focadas na reutilização de plástico ou vidro, o que lhes garante projetos espetaculares, diferentes e focados na economia de água e de energia elétrica.

Perspectiva de economia e viabilidade financeira

casa feita com material reciclável

Se falar de economia em recursos significa salvar a natureza, é possível também entender que o uso de materiais descartáveis viabiliza ainda mais a construção de uma casa, que pode muito bem estar à disposição para aluguel ou venda em uma imobiliária em Florianópolis. Então, a decisão de morar em uma casa reciclável e sustentável depende só de você!

E anime-se: elas são menos caras do que as casas convencionais. Afinal, os imóveis sustentáveis são uma carta coringa também para quem deseja economizar um pouco ao construir, substituindo produtos caros como o concreto, o ladrilho ou madeira por algum tipo de materiais reciclados, como por exemplo  a cinza de biomassa (tipo de resíduo descartado pelas fábricas de madeira) ao invés de cimento, a areia de vidro ao invés de areia, a cola de isopor no lugar de argamassa.

casa feita com material reciclável

De uma maneira geral, casas feitas com material reciclado representam uma economia sustentável e, inclusive, podem ser uma solução interessante para possibilitar o acesso à moradia para a população mais carente, chegando a representar pelo menos um terço de economia e 2 semanas para ser construída, enquanto uma casa “convencional”, levaria até três meses.

Tendência: uso de containers, pneus e paletes

casa contêiner

Esses três exemplos dos inúmeros itens que podem ser usados para dar estrutura a um imóvel. Quando reciclados de maneira direta, sem ir para o descarte, podem ser “ingredientes” ideais para substituir paredes de tijolo e cimento.

Normalmente, os containers são usados por pelo menos 5 anos, suportando o peso de algumas toneladas e resistindo a todo tipo de intempéries: sol, calor, umidade, chuva, frio… Assim, são itens que já saem de fábrica contendo um critério essencial para se transformar em moradia: uma vedação perfeita! Por não apresentarem risco de infiltração e, também, garantirem a qualidade de empilhamento de várias unidades, podem ser inclusive soluções muito econômicas para a construção de prédios.

Outra possibilidade estrutural para uma casa reciclável é o uso de pneus como materiais de base. Juntamente com o barro, seu aspecto emborrachado permitirá um excelente isolamento térmico.

Há, ainda, a opção de se fazer casas totalmente com madeira reaproveitada, por meio do uso de paletes de madeira descartados. Mesmo que não estejam totalmente em bom estado de conservação, eles podem  ter partes de suas estruturas de madeira recuperadas e servirão tanto para a confecção de móveis quanto de outras estruturas internas e de decoração.

Além de ecologicamente correto, o uso de container, pneus e paletes, é economicamente viável e de valor inquestionável para a sustentabilidade do planeta, além de não gerar entulho e poder oportunizar inúmeras possibilidades de composições de espaço e de layout, adequando-se a diferentes tamanhos de famílias.

Soluções para decoração com material reciclável

decoração material reciclável

Mesmo que você já tenha conseguido uma ótima possibilidade de aluguel em Florianópolis e não pretenda construir, você ainda pode usar conceitos sustentáveis dentro de sua casa! Afinal, é possível reaproveitar materiais diversos também na decoração de uma residência!

Apenas com alguns simples objetos é possível ter um lindo móvel ou um porta objetos transformado. Como, por exemplo, usando latas vazias para montar uma mini hortinha. Ou, ainda,  pintando caixas de madeira descartadas em feiras para transformá-las em estantes para livros, porta sapatos, revisteiros e armários.

Vale até mesmo colocar rodinhas nela, para que seja móvel flexível. Alguns potes de vidro podem se transformar em incríveis luminárias, além de que garrafas vazias de vidro, podem ser um ótimo vaso decorativo para a mesa de jantar ou um rack da sala de tevê, dando um ar romântico, aconchegante e alegre ao ambiente.

Gostou destas dicas incríveis de uso de material reciclável para sua casa? Certamente, você possui inúmeros itens que não usa, que poderiam ser transformados em inúmeros tesouros de construção e de decoração!

Por isso, pesquise mais, inspire-se e use a criatividade! Certamente, com uma boa dose de determinação e vontade, você poderá construir uma casa sustentável, ou utilizar conceitos de proteção ambiental para reforma-la ou decora-la! Aproveite esta leitura e compartilhe este post com seus amigos e familiares: certamente, um deles poderá aproveitar estas informações em seu lar!